Verão Otaku 2023 – o gênero Seinen / Seinen Mania

19/01 a 03/02 

  • Na Sala Lima Barreto 
  • Verifique a classificação indicativa de cada filme
  • Grátis
  • Retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes
  • É recomendado o uso de máscara

Os anos 80 e 90 são considerados os anos de ouro da ultraviolência no anime, a partir do surgimento dos Seinens na década de 70, mangás e revistas especializadas com quadrinhos para o público adulto. Por coincidência, foram os anos de desenvolvimento dos movimentos gore e dos filmes de horror gráficos dos anos 80. Para o Verão Otaku de 2023, fizemos uma seleção dos animes mais sanguinários e violentos dos anos 80, 90 e 00s, além de quatro maratonas de animes escolhidos a dedo, para o seu final de semana desocupado. 

Anime seinen é um gênero de anime e mangá que é voltado para um público adulto. Ele geralmente se concentra em histórias mais maduras, temas mais sérios e personagens mais complexos do que outros gêneros de anime. O conteúdo pode incluir violência, sexo, linguagem adulta e assuntos políticos e sociais. Alguns exemplos populares de anime seinen incluem “Ghost in the Shell”, “Akira” e “Berserk”. Ao contrário do anime shōnen, que é dirigido a um público masculino jovem, o anime seinen pode ser apreciado tanto por homens quanto por mulheres. Ele é conhecido por explorar temas profundos e complexos, muitas vezes com uma abordagem realista e menos fantasia comparado a outros gêneros. Seinen é uma categoria popular entre os fãs de anime mais maduros e críticos de anime que procuram por histórias mais desafiadoras e complexas.

Para a edição 2023 do Verão Otaku no Centro Cultural São Paulo, foi escolhido uma seleção de clássicos do gênero Seinen das décadas de 80, 90 e 00´s, além de uma seleção de primeiras temporadas de séries seinens famosas e clássicas do gênero. 

PROGRAMAÇÃO

19/01

16h Ryujin Z

18h NINJA SCROLL

20h GANTZ:O

20/01

17h30 BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL

18h WICKED CITY

20h FIST OF THE NORTH STAR

21/01

14h Vinland Saga parte 1

16h20 Vinland Saga parte 2

18h40 Vinland Saga parte 3

21h Vinland Saga parte 4

22/01

16h One Punch Man parte 1

18h One Punch Man parte 2 

20h One Punch Man parte 3

24/01

17h BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL

18h30 KITE

20h NEO TOKYO

26/01

17h KITE

18h30 NEO TOKYO

20h NINJA SCROLL

27/01

15h 13 ASSASSINOS

17h30 BLADE OF THE IMMORTAL

20h15 SONATINE

28/01

16h Berserk parte 1

18h Berserk parte 2

20h Berserk parte 3

29/01

15h Berserk parte 4

17h Berserk parte 5

19h Berserk parte 6

31/01

16h PAPRIKA

18h PERFECT BLUE

20h 13 ASSASSINOS

01/02 

15h BLADE OF THE IMMORTAL

18h FIST OF THE NORTH STAR

20h AKIRA

02/02

16h SONATINE

18h Ryujin Z

20h WICKED CITY

03/02

16h PAPRIKA

18h PERFECT BLUE

20h AKIRA

MARATONAS

Maratona 1: Vinland Saga

Japão, 2019, 502 min, 18 anos, DCP, Episódios 5-6 serão cortados (fillers)

Quando criança, Thorfinn, filho do lendário guerreiro viking Thors, vive sem saber o passado do pai, que descobriu após anos no campo de batalha algo mais valioso do que matar seus iguais, viver sua vida de paz. Ao saber os tempos de guerra de seu pai, o garoto se revolta e vai à guerra com ele, mas acaba sendo tarde demais quando reconhece o valor dele. No passado, Thors se viu obrigado a lutar na guerra entre Dinamarca e Inglaterra junto aos Jomsvikings. Maratona com a primeira temporada da série.

Maratona 2: One Punch Man

Japão, 2015, 14 anos, 1 temporada, 288 min

One Punch Man é uma série de mangá e anime sobre um homem chamado Saitama que se tornou incrivelmente forte após um treinamento intensivo. Ele é tão forte que pode derrotar qualquer inimigo com apenas um soco. Devido a sua facilidade em vencer lutas, Saitama se sente entediado e procura um adversário digno de sua força. A série segue as aventuras de Saitama enquanto ele procura um desafio digno e se junta a uma organização de heróis para proteger a cidade de monstros e vilões.

Maratona 3: Berserk

Japão, 1997, 575 min, 18 anos, DCP

Guts é um ex-mercenário espadachim que era comandante da Tropa de Assalto e agora vive, em uma espécie de terra alternativa e com traços medievais, para caçar demônios Apóstolos, aqueles que já foram humanos um dia, mas por causa de um pacto tomaram outra forma. 

FILMES

FIST OF THE NORTH STAR, de Toyoo Ashida

Hokuto no Ken, Japão, 1986, 110 min, 18 anos, DCP

Com Akira Kamiya, Yuriko Yamamoto, Kenji Utsumi

Depois que um holocausto nuclear destrói o mundo, a humanidade é forçada à dureza não apenas da opressão de outros que são muito mais poderosos, mas da terra morta que parece piorar a cada momento que passa.

AKIRA, de Katsuhiro Ôtomo

Japão, 1988, 124 min, 16 anos, DCP

Com Mitsuo Iwata, Nozomu Sasaki, Mami Koyama

Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima. A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei, uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.

NINJA SCROLL, de Yoshiaki Kawajiri

Jûbê ninpûchô, Japão, 1993, 94 min, 18 anos, DCP

Com Kôichi Yamadera, Emi Shinohara, Takeshi Aono

Um ninja chamado Jubei se depara com uma praga, um clã maligno de demônios, uma crise nacional e uma linda garota ninja.

PERFECT BLUE, de Satoshi Kon

Pâfekuto burû, Japão, 1997, 81 min, 18 anos, DCP

Com Junko Iwao, Rica Matsumoto, Shinpachi Tsuji

A cantora pop Mima Kirigow espera uma nova e brilhante carreira quando deixar seu trio no topo das paradas para se tornar uma atriz. Quando ela consegue um papel em um mistério de assassinato sexualmente carregado, a vida de Mima começa a desmoronar.

PAPRIKA, de Satoshi Kon

Papurika, Japão, 2005, 90 min, 18 anos, DCP

Com Megumi Hayashibara, Torû Furuya, Kôichi Yamadera

Num futuro próximo, o Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba, psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

WICKED CITY, de Yoshiaki Kawajiri

Yôjû toshi, Japão, 1987,  82 min,18 anos, DCP

Com Yûsaku Yara, Toshiko Fujita, Ichirô Nagai(narraçã

Houve paz entre o mundo dos mortais e o sobrenatural por séculos, mas o equilíbrio agora está sendo ameaçado. Os elementos radicais do mundo sobrenatural estão cruzando para o universo mortal com o propósito de destruir a paz para sempre!

GANTZ:O, de Yasushi Kawamura e Keiichi Saitô

Japão, 2006, 95 min, 16 anos, DCP

Com Chris Jai Alex, Doug Erholtz, Saori Hayami

Masaru Kato morreu em um acidente de carro. Surpreendentemente, ele acorda em um quarto que nunca viu. Lá ele conhece os membros do chamado Time Tokyo, cujo líder acabou de morrer. Junto com o Time Tokyo, Kato se vê no meio do fogo cruzado contra o Time Osaka, que são um bando de bandidos. Em meio a vários incidentes, Kato continua lutando com o objetivo de chegar em casa para o seu irmão.

BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL, de Ichirô Itano

Japão, 1987, 60 min, 18 anos, DCP

Com Chieko Honda, Daiki Nakamura, Daisuke Gôri

Hyoudo Riki é um lutador de kung fu estrela na Battle Royal High School. Mas quando uma fenda nas dimensões traz seu doppelganger maligno, Byoudo, seu mundo se transforma em uma série de batalhas sobrenaturais.

KITE, de Yasuomi Umetsu

Japão, 1998, 60 min, 18 anos, DCP

Criada pelo investigador do homicídio de seus pais durante a juventude, Sawa cresce para ser uma estudante universitária durante o dia e uma vigilante mortal à noite, perseguindo os criminosos que conseguem escapar da lei.

NEO TOKYO, de Yoshiaki Kawajiri, Rintarô, Katsuhiro Ôtomo

Japão, 1987, 50 min, 18 anos, DCP

Três curtas dirigidos pelos mesmos nomes que trouxeram Metropolis, Ninja Scroll e Akira. Começa com “Labyrinth Labyrinthos”, uma história de um labirinto na mente de uma criança, dirigida por Rintaro. Em seguida, Yoshiaki Kawajiri nos apresenta “The Running Man”. Esta é uma corrida futurística de Fórmula 1 em uma pista mortal. Por fim, Katsuhiro Ôtomo descreve uma luta para fechar uma instalação totalmente automatizada em “Construction Cancelation Order”.

Ryujin Z, Hiroyuki Kitakubo

Japão, 1991, 80 min, 18 anos, DCP

Com Shinji Ogawa, Shinsuke Chikaishi, Chisa Yokoyama

Uma sátira sobre os cuidados de saúde geriátrica do século 21. Um idoso inválido é relutantemente transformado em cobaia para testar o Z-001, um protótipo computadorizado de suporte à vida. Respondendo aos desejos do homem, Z-001 evolui para um robô imparável.

BLADE OF THE IMMORTAL, de Takashi Miike

Mugen no jûnin, Japão, 2017, 140 min, 16 anos, DCP

Com Takuya Kimura, Hana Sugisaki, Sôta Fukushi

Um samurai amaldiçoado com o dom da imortalidade e em busca de redenção é contratado por uma jovem para vingar a morte de seu pai, mas sua missão cruza caminhos com uma vasta e inesperada conspiração política.

13 ASSASSINOS, de Takashi Miike

Jûsan-nin no shikaku, Japão, 2010, 126 min, 16 anos, DCP

Com Koji Yakusho, Takayuki Yamada, Yusuke Iseya

Uma missão suicida é dada a um grupo de assassinos: eles devem eliminar um poderoso líder local.

SONATINE, de Takeshi Kitano

Japão, 1993, 94 min, 16 anos, DCP

Com Takeshi Kitano, Aya Kokumai, Tetsu Watanabe

Murakawa é um típico membro da Yakuza: violento, impiedoso e urbano. Veterano e já cansado da velha rotina, ele acaba tendo que ir cuidar de uma guerra de gangues em Okinawa, no sul do Japão. A missão, no entanto, logo revela-se uma emboscada que tem como objetivo retirar o experiente gângster da ativa.

Fonte: Centro Cultural

Créditos de todas as imagens: Centro Cultural

Deixe um comentário